sustentado - significado y definición. Qué es sustentado
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es sustentado - definición

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
Sustentabilidade econômica; Crescimento econômico sustentado

Vento máximo sustentado         
Ventos máximos sustentados
Vento máximo sustentado é o vento continuo num intervalo de tempo. Este termo é empregado mais frequentemente em ciclones tropicais como indicador da intensidade da tempestade.
Desenvolvimento sustentável         
Desenvolvimento sustentavel; Ecodesenvolvimento; Uso sustentável; Desenvolvimento Sustentável; Sustenômica; Crescimento sustentável; Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental; Desenvolvimento sustentado
180px|thumb|[[diagrama|Esquema representativo dos vários componentes do desenvolvimento sustentável.]]
Sustentar      
v. t.
Segurar por baixo; suster, supportar: "aquella peanha sustenta uma estátua".
Amparar; auxiliar.
Impedir que alguma coisa caia.
Conservar; manter: "sustentar o seu crédito".
Alimentar, phísica ou moralmente: "o pai sustenta os filhos".
Estimular.
Fortificar.
Perpetuar.
Oppor-se a.
Defender.
Pelejar a favor de.
Defender com argumentos.
Affirmar categoricamente: "sustentar a immortalidade da alma".
(Lat. "sustentare")

Wikipedia

Sustentabilidade económica

Sustentabilidade econômica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa das riquezas produzidas pelo homem. O crescimento econômico sustentado refere-se a um ciclo de crescimento econômico (medido em termos de crescimento do PIB) constante e duradouro, porque assentado em bases consideradas estáveis e seguras. Dito de outra maneira, é uma situação em que a produção cresce, em termos reais, isto é, descontada a inflação, por um período relativamente longo (mais de duas décadas

Relaciona-se com os conceitos de desenvolvimento sustentável, entendido como sustentabilidade ambiental, social, econômica e política.

Um estudo do Banco Mundial, intitulado The Growth Report: Strategies for sustained growth and inclusive development (Relatório do Crescimento: Estratégias para crescimento sustentado e desenvolvimento inclusivo") discutiu os casos de rápido crescimento econômico a partir do pós-guerra (1950 em diante), abordando o caso de treze economias que conseguiram, por 25 anos ou mais, obter uma taxa de crescimento do PIB de 7% a.a. ou mais e analisando as causas, consequências e a dinâmica interna desse crescimento. O relatório apontou as semelhanças existentes entres os países que conseguiram realizar esses "milagres de crescimento" e formulou uma lista de "ingredientes" para o crescimento, com sugestões de políticas que podem ajudar os países em desenvolvimento a alcançar o crescimento econômico sustentado. As recomendações de políticas foram agrupadas em cinco categorias:

  1. acumulação de capital (incluindo investimento na formação bruta de capital, destacando-se o investimento público em infraestrutura)
  2. inovação e imitação
  3. alocação do capital e do trabalho, com manutenção de taxas de câmbio competitivas
  4. estabilização macroeconômica, com salvaguardas contra quedas abruptas de valores, insolvência e inflação galopante
  5. inclusão

Dentro da categoria acumulação incluiu-se o investimento na formação bruta de capital, que contribui para acumular infraestrutura e as competências de que o país necessita para crescer rapidamente. Já a inovação possibilita o desenvolvimento de novos produtos e processos e, com isso, o ingresso em indústrias de exportação não tradicionais, por exemplo. O terceiro conjunto de políticas diz respeito à alocação do capital, que pode ser determinada, por exemplo, por mudanças na taxa de câmbio, para estimular certos setores da indústria e categorias de exportações-chave para o crescimento. O quarto grupo de políticas é relacionado à estabilização macroeconômica. O quinto gruporefere-se às políticas voltadas para a inclusão social, com vistas a maior equidade e igualdade de oportunidades.